Exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património”

Exhibition “Enchanted Places, Heritage Spaces”

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Introdução | Introduction

A exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património” centra-se na interrogação de processos de construção de identidades configuradas a partir da articulação entre património e religião na sociedade portuguesa contemporânea. Tal interrogação constituiu o fundamento de pesquisas de terreno desenvolvidas recentemente por uma equipa de investigadores que se debruçaram sobre os quatro estudos de caso – Fátima, Mértola, Mouraria (Lisboa) e Sintra – que a exposição dá a conhecer, revelando-nos assim outros tantos modos de recurso ao passado e afirmação de identidades, de âmbito religioso ou secular, coletivo ou institucional.

 

Para além da documentação fotográfica e fílmica produzida em contexto de pesquisa de terreno, assim como de documentação de arquivos diversos, a exposição integra peças das coleções do Museu de Mértola, do Museu Nacional de Arqueologia e da Parques de Sintra – Monte da Lua (Convento dos Capuchos e Palácio Nacional de Sintra), assim como peças de coleções particulares.

 

A exposição constitui o culminar da componente nacional do projeto HERA HERILIGION  The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe / A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea.

 

Este projeto foi desenvolvido no âmbito de um consórcio de instituições de cinco países (Dinamarca, Holanda, Polónia, Portugal e Reino Unido) e financiado no âmbito do Joint Reasearch Programme ‘Usos do Passado’ da rede HERA – Humanities in the European Research Area, do qual faz parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em Portugal, o projeto encontra-se sediado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, constituindo-se o Centro em Rede de Investigação em Antropologia como instituição participante. O Museu Nacional de Etnologia acolhe a exposição na qualidade de parceiro associado, desde 2016, do projeto de investigação.

The exhibition “Enchanted Places, Heritage Spaces” is centred on the questioning of processes of identity construction shaped from the articulation between heritage and religion in contemporary Portuguese society. That questioning has been the foundation for recent field research conducted by a team that looked into the four case studies that the exhibition reveals – Fátima, Mértola, Mouraria (Lisbon) and Sintra –, and that show us as many ways of using the past and affirming identity, in the religious or secular, colective or institutional context.

 

 

Other than photo and film documentation produced in the context of field research, and documentation from diverse archives, the exhibition presents items from the collections of the Mértola Museum, the National Museum of Archaeology, and the Parques de Sintra-Monte da Lua (Convent of the Capuchos and National Palace of Sintra), as well as items from private collections.

 

 

This exhibition is the final output of the national component of the project HERA HERILIGION The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe.

 

This project was developed by a consortium of institutions from five countries (Denmark, Netherlands, Poland, Portugal and United Kingdom) and funded within the framework of the Joint Reasearch Programme ‘Uses of the Past’ of the HERA – Humanities in the European Research Area network, of which the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) is a member. In Portugal, the project is based at the Centre for Comparative Studies of the School of Arts and Humanities, University of Lisbon (CEC-FLUL), and at the Center for Research in Anthropology (CRIA). The National Museum of Ethnology has hosted the exhibition as an associated partner since 2016 in the research project.

In  https://mnetnologia.wordpress.com

A apresentação da exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património” enquadra-se no trabalho em rede e de promoção de parcerias que o Museu Nacional de Etnologia permanentemente desenvolve, com entidades diversificadas, no âmbito de projetos de caráter científico, educativo, editorial ou artístico.

 

Com este plano de atuação, articula-se a vocação do Museu como lugar de divulgação da produção antropológica contemporânea em Portugal, com natural prioridade para o apoio à materialização de projetos de pesquisa que integrem uma componente expositiva, para além de, sempre que pertinente, poder acolher também projetos expositivos nascidos de outras disciplinas e correspondentes modos de olhar, porém sobre os próprios terrenos documentados pelas coleções e arquivos do Museu.

 

Esta exposição situa-se no primeiro daqueles dois casos e, constituindo o culminar de uma recente pesquisa de terreno desenvolvida no âmbito do projeto HERA HERILIGION A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea, revela-nos, a partir de quatro estudos de caso – Sintra, Fátima, Mértola e a Mouraria –,  outros tantos modos de recurso ao passado e outros tantos processos de ressignificação do património.

 

É precisamente esta qualidade que a exposição nos confirma, a de que o património se constitui como matéria de permanente construção social, que nos permite a ousadia de aqui lembrar um princípio humanista, desde há muito presente em Cartas, Recomendações, Convenções e demais instrumentos orientadores da valorização do património, e que se traduz, afinal, num desejo. O de que o património possa, sempre, constituir-se como espaço para convivência de distintas visões do mundo, como instrumento para conhecimento e entendimento mútuos, e como lugar de superação de diferenças. Que o património possa, enfim, ser de todos em simultâneo.

The presentation of the exhibition “Enchanted Places, Heritage Spaces” is framed within the networking and partnerships that the National Museum of Ethnology constantly fosters with diverse entities, in the context of scientific, educational, editorial or artistic projects.

 

Linked with this plan of the museum action is its vocation to promote the contemporary anthropological studies in Portugal, with a natural priority to the association with research projects that integrate an exhibitive component, other than, whenever relevant, also welcoming exhibitions that result from other disciplines and their particular ways of looking at social realities documented by the collections and archives of the Museum.

 

This exhibition falls within the first case, as it corresponds to the conclusion of a recent fieldwork research, which took place in the framework of project HERA HERILIGION: The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe, and it reveals us, out of four case studies – Sintra, Fátima, Mértola and Mouraria –, as many ways of using the past and as many processes of reassigning meaning to heritage.

 

It is precisely this that the exhibition confirms: heritage constitutes a matter of permanent social construction, that allows us to dare remembering in here a humanist principle, in fact a wishful thinking, present in Charters, Recommendations, Conventions, and other instruments regarding  heritage safeguarding. The wish that that heritage may be always considered as a space for the coexistence of diverse world views, as an instrument for mutual knowledge and understanding, and as a place for overcoming all differences. In short, that heritage can, at last, belong to all, at the same time.

Paulo Ferreira da Costa

Diretor do Museu Nacional de Etnologia

Director, National Museum of Ethnology

Diz-se que o mundo foi progressivamente desencantado: primeiro a magia expurgada da religião, e depois esta separada dos estados. A ideia de património teria surgido desse depuramento moderno.

 

Mas o que acontece hoje, quando lugares religiosos são olhados como património ou quando sítios patrimonializados têm usos religiosos? O que é o património e o que é o sagrado?

 

 

 

A exposição ilustra o modo como as definições e imbricadas relações entre património e religião se configuram mutuamente de acordo com contextos culturais, sociais e políticos particulares.

Acompanhamos quatro lugares ao longo das etapas mais importantes na história da patrimonialização e da relação da religião com o Estado em Portugal:

 

Sintra: classificada como Património Mundial da UNESCO em 1995, com uma longa tradição de uso simultaneamente religioso e secular, eternamente encantada pelo romantismo

que a produziu.

 

Fátima: local de peregrinação mariana, sítio por excelência do património nacional católico português, mas usado também por outras denominações cristãs, bem como muçulmanos, hindus e praticantes de religiões

afro-brasileiras e Nova Era.

 

Mértola: uma vila revirada nos finais dos anos 70 do século XX por uma utopia espoletada por uma intervenção arqueológica que inspirou as primeiras narrativas nacionais de encantamento islamófilo e mediterrânico e que, hoje, é usada como a cenografia perfeita para os regimes globais patrimoniais e turísticos de uma ética e estética liberal cosmopolita e, ao mesmo tempo, para culto e daua (predicação) de muçulmanos neo-andaluzistas.

 

Mouraria: o bairro de Lisboa com forte presença histórica e contemporânea dos muçulmanos, celebrado como um local de riqueza cultural e religiosa, com um projecto municipal da construção de uma nova mesquita, num espaço que foi ao longo dos tempos sucessivamente repensado e transformado.

 

Para encapsular a densa e complexa relação entre religião e património elegemos, para cada caso, um par de conceitos e um objecto icónico, que ajudam a contar essa história, ora encantada, ora desencantada.

It is said that the world has progressively lost its wonder: first, religion was expurgated of magic, and then it was separated from the state. The idea of heritage may have resulted from that modern purification.

 

But what happens today, when religious sites are seen as heritage or when heritage sites are used for religious purposes? What is heritage, what is sacred?

 

 

 

 

This exhibition illustrates the way definitions and intricate connections between heritage and religion mutually shape themselves, in response to particular cultural, social and political contexts.

We follow four case-studies through the most important stages in their history of becoming heritage and of the relation between religion and State in Portugal.

 

Sintra: classified as a World Heritage site by UNESCO in 1995, with a long tradition of simultaneous religious and secular uses, forever enchanted by the romanticism that produced it.

 

Fátima: a place for Marian pilgrimage, the quintessencial site of the Portuguese national catholic heritage, but also used by other Christian denominations, Muslims, Hindus, and devotees of New Age and afro-Brazilian religions.

 

Mértola: a village revolved at the end of the 1970’s by an utopia triggered by an archaeological intervention that inspired the first national narratives of Mediterranean and Islamophilic enchantment; it is used today as the perfect scenery for global heritage and tourism regimes with liberal cosmopolitan ethics and aesthetics and, at the same time, for cult and daua (preaching) for neo-andalucian Muslims.

 

Mouraria:: the Lisbon borough with a strong Muslim presence, both historical and contemporary, celebrated as a place of religious and cultural richness, where there is a municipal project to build a new mosque, in a space that has been cyclically rethought and transformed.

 

 

In order to encapsulate the dense and complex relation between religion and heritage we chose, in each case, a pair of concepts and an iconic object that help tell this story, sometimes enchanted, other times disenchanted.

Estudos de caso  |  Case studies

Investigadores | Researchers

Clara Saraiva

Maria Cardeira da Silva

José Mapril

Investigadora Sénior IR Equipa portuguesa

Clara Saraiva (PhD 1999) é antropóloga, Investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Pesquisa Cidadania, Cosmopolitismo Crítico, Modernidade e (Pós) Colonialismo (CITCOM). Foi professora convidada na Universidade da Califórnia em Berkeley (2013), Brown University e pesquisadora no Instituto Watson de Estudos Internacionais em Brown (2001-2002 e 2008). As suas principais áreas de pesquisa são a antropologia da religião e do ritual, na relação com a antropologia médica e também com o património. Tem publicações sobre esses temas e é co-editora (com Peter Jan Margry) da série da Lit-Verlag sobre a Etnologia da Religião. É presidente da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), membro da direcção do Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), membro do conselho da Ethics Task Force do WCAA e ex-vice-presidente da Sociedade de Etnologia Internacional e Folclore (SIEF).

 

 

Senior researcher PI Portuguese team

Clara Saraiva (PhD 1999) is a social and cultural anthropologist, a senior researcher at Centre for Comparative Studies in Lisbon, University of Lisbon, where she coordinates the Research Group Citizenship, Critical Cosmopolitanism, Modernity and (Post)Colonialism (CITCOM). She was a Visiting Professor at University of California Berkeley (2013), Brown University and a Research Fellow at the Watson Institute for International Studies at Brown (2001-2002 and 2008). Her main fields of research deal with the anthropology of religion and ritual, in the relation with medical anthropology and also with heritage. She has published extensively on these themes and is the co-editor (with Peter Jan Margry) of the Lit-Verlag series on the Ethnology of Religion. She is the President of the Association of Portuguese Anthropology (APA), a board member of the of the World Council of Anthropological Associations (WCAA), as well as a board member of the WCAA Ethics Task Force, and a former vice-president of the Society for International Ethnology and Folklore (SIEF).

Investigadora Sénior

Maria Cardeira da Silva, Professora na Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Senior do CRIA, é uma antropóloga com especial interesse nos contextos Árabes e Islâmicos, focando-se sobretudo em temas como Islão, Género, Turismo e Património. Realizou trabalho de campo em Marrocos, Mauritânia e Brazil  (Mazagão) [2017, "Moroccan Jewish first-places: contraction, fabrication, dissipation", International Journal of Heritage Studies, 1-14; 2015; Old Maps, New Traffics: Political itineraries around scattered heritage of Portuguese origin in Robinson, M. and alt, Heritage Sites andTourism: Global and Local Relations. Londres e Nova Iorque: Ashgate pp. 227-236]. Enquanto membro do Projecto ERC CAPSAHARA desenvolve agora trabalho de campo na Mauritânia com vista à análise das configurações locais dos feminismos transnacionais e dos regimes globais do  turismo e do património. Também se interessa pelas questões da Islamofobia, das politicas europeias relativas ao Islão e ao património islâmico [2016.Peripheral orientalisms, Revista de Estudios Internacionales Mediterráneos, 21: 1-117; 2013 O sentido dos Árabes no nosso sentido em Castelos a Bombordo. Etnografias de Patrimónios Africanos e memórias Portuguesas, pp. 19-42, Lisboa, CRIA] e foi nesse quadro que integrou a equipa de pesquisa do projecto HERILIGION, focalizando-se nos modos como o estado Português, a Academia e as comunidades muçulmanas (portuguesas e espanholas) fazem uso do património para afirmar, legitimar e difundir as suas identidades políticas e religiosas

 

 

Senior Researcher

Maria Cardeira da Silva, Professor at Universidade Nova de Lisboa and Senior Researcher at CRIA, is an anthropologist interested in Arabic and Islamic contexts, Islam, gender, and Tourism and Heritage. She conducted ethnographic fieldwork in Morocco, Mauritania and Brasil (Mazagão) [2017, "Moroccan Jewish first-places: contraction, fabrication, dissipation", International Journal of Heritage Studies, 1-14; 2015; Old Maps, New Traffics: Political itineraries around scattered heritage of Portuguese origin in Robinson, M. and alt, Heritage Sites andTourism: Global and Local Relations. Londres e Nova Iorque: Ashgate pp. 227-236]. As a team member of the ERC CAPSAHARA Project she is currently conducting fieldwork in Mauritania to explore the local configurations of transnational feminisms, and heritage global regimes. She is also interested in Islamophobia, national and European public policies regarding Islam, and Islamic heritage in Europe [2016.Peripheral orientalisms, Revista de Estudios Internacionales Mediterráneos, 21: 1-117; 2013 O sentido dos Árabes no nosso sentido em Castelos a Bombordo. Etnografias de Patrimónios Africanos e memórias Portuguesas, pp. 19-42, Lisboa, CRIA] and it was in that frame that she integrated the research team of HERILIGION project, focusing on the ways that Portuguese State, Academy, and Muslim communities (Portuguese and Spanish) make use of Islamic heritage to assert and disseminate its religious and political identities and legitimacy.

Investigador Sénior

José Mapril obteve o seu doutoramento em Antropologia no ICS, Universidade de Lisboa, com uma pesquisa sobre transnacionalismo e Islão entre bangladeshis em Lisboa. Actualmente é professor auxiliar no departamento de Antropologia da FCSH-UNL e investigador integrado no CRIA NOVA. Desde 2018 é diretor do CRIA. Os seus interesses de investigação são transnacionalidades, migrações, subjetividades, cidadania cultural, Islão(s) e muçulmanos, islamofobia e secularismos, interesses estes que têm sido abordados através de etnografias multi-situadas em Portugal, Bangladesh e Reino Unido. Actualmente, desenvolve uma pesquisa sobre re-migração, percursos de vida e percepções sobre o futuro entre Bangladeshis na Europa e participa também no projecto internacional “The Heritagization of religion and heritage of contemporary Europe” onde pesquisa a relação entre processos de patrimonialização, Islão e cidadania. As suas mais recentes publicações incluem Mapril, José. 2019. "Waiting for a future in Lisbon: borders, migrations and biographies". International Journal of Migration and Border Studies 5 (4): 324 e Martikainen, T. Mapril, J., Khan, A. (eds.) 2019. Muslims at the Margins of Europe. Países Baixos: BRILL.

 

 

Senior researcher

José Mapril is a PhD in Anthropology from the ICS, University of Lisbon, with a thesis on Transnationalism and Islam among the Bangladeshis in Lisbon. Currently, he is an assistant professor in the Department of Anthropology at the Universidade Nova de Lisboa and a senior researcher at CRIA NOVA. Since the end of 2018, José is the coordinator of the executive committee of CRIA. His main research interests are transnationalism, migrations, subjectivities, care, cultural citizenship, Islam, Islamophobia and secularism, through multi-sited ethnographies in Portugal, Bangladesh and the UK. Currently he develops a project on onward migration, life course and future among Bangladeshis in Europe and is also part of the project “The Heritagization of religion and heritage of contemporary Europe”, developing a research on heritage making and the place of Islam in Portugal. His most recent publications are Mapril, José. 2019. "Waiting for a future in Lisbon: borders, migrations and biographies". International Journal of Migration and Border Studies 5 (4): 324 and Martikainen, T. Mapril, J., Khan, A. (eds.) 2019. Muslims at the Margins of Europe. Países Baixos: BRILL.

Anna Fedele

giulia Cavallo

Jonas Amarante

Investigadora Sénior

Anna Fedele  é investigadora FCT no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). As suas pesquisas analisam as intersecções entre a religião e o género com particular interesse para as peregrinações, a criatividade ritual e o património. Actualmente coordena um projecto de investigação financiado pela FCT sobre peregrinação e religião vivida no santuário de Fátima. É a autora do livro Looking for Mary Magdalene: Alternative Pilgrimage and Ritual Creativity at Catholic Shrines in France (Oxford University Press, 2013) que recebeu um prémio internacional e a co-autora dos livros Gender and Power in Contemporary Spirituality (Routledge, 2013) e Encounters of Body and Soul in Contemporary Religious Practices (Berghahn, 2011). Anna é a co-fundadora do Network for the Anthropology of Gender and Sexuality da European Association of Social Anthropologists (EASA) e co-directora da serie de livros de Routledge Gendering the Study of Religion in the Social Sciences.

No âmbito do projecto HERILIGION Anna explora a patrimonialização de espaços sagrados em Fátima e os processos de dialogo interreligioso em ocasião da celebração do centenário das aparições de Nossa senhora de Fátima e da canonização dos pastorinhos (2016-2017).

 

 

Senior Researcher

Anna Fedele is a senior researcher at the Center for Research in Anthropology of the Lisbon University Institute (CRIA, ISCTE-IUL), whose research explores the intersections of religion and gender with a particular focus on pilgrimage, ritual creativity and heritage. Currently she is coordinating a research project funded by the Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT) on pilgrimage and lived religion at the Marian shrine of Fatima in Portugal. She is the author of the award-winning Looking for Mary Magdalene: Alternative Pilgrimage and Ritual Creativity at Catholic Shrines in France (Oxford University Press, 2013), and the co-editor of Gender and Power in Contemporary Spirituality (Routledge, 2013) as well as Encounters of Body and Soul in Contemporary Religious Practices (Berghahn, 2011). Anna is co-founder of the Network for the Anthropology of Gender and Sexuality of the European Association of Social Anthropologists (EASA) and the co-director of the Routledge book series Gendering the Study of Religion in the Social Sciences.

As part of the HERILIGION project Anna explores the heritagization of sacred spaces in Fatima as well as processes of interreligious dialogue at this important Marian shrine in occasion of the celebration of the centenary of the apparitions and the canonization of the visionaries (2016-2017).

Investigadora Júnior

Giulia Cavallo é mestre em Filosofia pela Universidade de Turim, Itália. Em 2005, foi como voluntária para Moçambique, onde trabalhou em duas ONGs. Após uma experiência de dois anos na Cooperação Internacional, retomou os estudos e mudou-se para Lisboa em 2007, onde concluiu um Doutoramento em Antropologia em 2013 pelo ICS, Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre as práticas de cura das igrejas Zione em Maputo. Entre Maio de 2019 e Fevereiro 2020 foi investigadora pós-doutorada no projeto HERA HERILIGION.

 

 

Junior researcher

Giulia Cavallo holds a MA in Philosophy from the University of Turin, Italy. In 2005 she volunteered in Mozambique, where she worked in two NGOs. After an experience of two years in International Cooperation, she resumed her studies and moved to Lisbon in 2007, where she completed a PhD in Anthropology in 2013 at ICS, University of Lisbon, with a dissertation on the healing practices of Zion churches in Maputo. From May 2019 to February 2020, she was a post doctorate researcher for the HERA-HERILIGION project.

Investigador Júnior

Jonas Amarante é mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL). Fez pós-graduação em Cinema Documental (Fundação Getúlio Vargas, 2013) e bacharelato em Cinema (Universidade Estácio de Sá, 2006). Dirigiu os documentários “Estrada Dom Joaquim Mamede” (2013), “On Side” (2011) e “Ilha do Cardoso” (2008). É pesquisador associado do CRIA, começando em 2018 com o projeto “Você é um turista?” (CRIA / EGEAC) e atualmente integrando o projeto HERILIGION (União Européia HERA 15.033).

 

 

Junior researcher

Jonas Amarante is a Master Student of Communication, Culture and Information Technologies (ISCTE-IUL), with post-graduation in Documentary Cinema (Getúlio Vargas Foundation, 2013) and a BA in Cinema (Estácio de Sá University, 2006). He directed the documentaries “Estrada Dom Joaquim Mamede” (2013), “On Side” (2011) e “Ilha do Cardoso” (2008). He is an associated researcher at CRIA, starting in 2018 with the project “Are You a Tourist?” (CRIA / EGEAC) and currently integrating the project HERILIGION (European Union HERA 15.033).

Virtudes Téllez Delgado

Teresa Costa

Francesca de Luca

Investigadora

Virtudes Téllez Delgado (PhD em Antropologia Social pela Universidade Autônoma de Madrid, UAM-Espanha), é professor assistente do Departamento de Antropologia Social e Pensamento Filosófico Espanhol. Seus principais tópicos de pesquisa incluem participação civil e políticas de pertença e identificação. Desenvolveu esses dois tópicos em duas linhas diferentes: juventude muçulmana e Património e Processo de Herigitização. Faz parte da equipe de pesquisa do Grupo de Análise do Islão na Europa (GRAIS-UCM) e do Grupo de Estudos sobre Sociedades Árabes e Muçulmanas (GRESAM-UCLM). Trabalha em diferentes projetos relacionados com o Islão e os muçulmanos em Espanha e no resto da Europa. Atualmente, trabalha como pesquisadora no projeto “Impacto das políticas de segurança: o caso da população muçulmana na Espanha” (GRAIS-AMDH) e também faz parte da equipa portuguesa do projeto HERILIGION. Suas publicações mais recentes são “A Antropologia dos Contextos Muçulmanos na Espanha: imigração, islamização e islamofobia (2018, com Ángeles Ramírez, DOI: 10.389 / rdtp.2018.02.002), e“ O “Pacto Antijihadista” e estratégias de combate à “radicalização violenta”: Legal, Implicações políticas e sociais ”(DOI: 10.15366 / reim2018.24.002).

 

 

Researcher

Virtudes Téllez Delgado, is a PhD in Social Anthropology from the Autonomous University of Madrid (UAM-Spain) where currently is an assistant professor at the Department of Social Anthropology and Spanish Philosophical Thinking.  Her major research topics include civil participation and politics of belonging and identification. She has developed these two topics in two different lines: Muslim youth and Heritage and Process of Herigitization. She is part of the research team of the Group of Analysis of Islam in Europe (GRAIS-UCM) and the Group of Studies on Arabic and Muslim Societies (GRESAM-UCLM). She has been working in different projects related to Islam and Muslims in Spain and the rest of Europe. Currently she works as a researcher in the project “Impact of Security Policies: The Case of Muslim Population in Spain” (GRAIS-AMDH) and is also part of the HERILIGION project, in the Portuguese and Spanish case. Her most recent publications are “The Anthropology of Muslim Contexts in Spain: immigration, islamization and islamophobia (2018, with Ángeles Ramírez,  DOI: 10.389/rdtp.2018.02.002); and  “The “Antijihadist Pact” and fighting strategies against the “violent radicalization”: Legal, Political and Social Implications” (2018, DOI: 10.15366/reim2018.24.002).

Investigadora Júnior

Teresa Costa licenciada e mestre em antropologia (ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa), foi bolseira de investigação do projeto de pesquisa HERILIGION. Tem realizado trabalho de campo na Área Metropolitana de Lisboa com migrantes da Guiné-Bissau sobre questões de exclusão social e práticas religiosas. Integrou igualmente diferentes projetos documentais como assistente de realização, “Tile Mail”, de Gergő Somogyvári (Jury Price Film. Dok 2008, Romênia); como assistente de pesquisa e produção em “Sousa Martins”, de Justine Lemahiou (2016); e mais recentemente como técnica de som e co-realizadora de “Um Ramadão em Lisboa”, um filme coletivo do Laboratório Audiovisual do CRIA-FCSH (2019).

 

 

Junior researcher

Teresa Carvalho Costa, BA and Master´s degree in Anthropology (ISCTE, University Institute of Lisbon) is a research fellow in the research project HERILIGION (European Union HERA 15.033). She has conducted field research mainly in the Lisbon Metropolitan Area with migrants from Guinea-Bissau on issues of social exclusion and religious practices. Her interest in cinema and visual anthropology, has led her to participate in different documentary projects as an assistant director in Tile Mail, Gergő Somogyvári (Jury Price Film. Dok 2008, Romania); as a research and production assistant in Sousa Martins, Justine Lemahiou (2016); and more recently as a sound technician and co-director in “A Ramadan in Lisbon”, a collective film from the Audiovisual Lab of CRIA-FCSH (2019).

Investigadora Júnior

Francesca De Luca é bolseira de investigação do projecto ROCK (EU2020) no ICS-ULisboa. Foi bolseira de investigação do projeto Heriligion (HERA), doutoranda (ICS) e mestre (ISCTE) em antropologia social. Estudou antropologia também na Università La Sapienza (Roma) e na McGill University (Montreal). A sua pesquisa de doutoramento baseia-se na análise histórica da maternidade em Portugal a partir dos discursos sócio-políticos e religiosos sobre a dor e as práticas obstétricas no trabalho de parto. Tem trabalhado em projectos de investigação interdisciplinares de arte, história e antropologia numa perspectiva postcolonial, e é membro do Colleex, network de etnografias experimentais da EASA, tendo organizado, no Jardim Botânico Tropical de Belém, o primeiro encontro internacional (Julho 2017).

Contacto: francesca.luca@ics.ulisboa.pt

 

 

Junior researcher

Francesca De Luca (ICS-ULisboa) is a research fellow in the research project ROCK Lisboa (EU 2020). She has previously been a research fellow in the project HERILIGION (European Union HERA 15.033) at CEC-ULisboa. She is a PhD candidate (ICS) and holds a MA (ISCTE) and BA (Universitá La Sapienza) in Social Anthropology. Her doctoral thesis focuses on the genealogy of childbirth pain in Portugal through a historical-anthropological analyses of obstetric practices and their intersections with political and religious discourses. She has worked extensively in interdisciplinary projects and exhibitions crossing ethnography and anthropology (Colleex 2017; Paratissima 2016; Rifrazioni 2006-2010).

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The Heritagization of Religion and THE Sacralization of Heritage in Contemporary Europe

 

PROJECT HERILIGION

 www.heriligion.eu