Exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património”

Exhibition “Enchanted Places, Heritage Spaces”

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA  .  LISBOA

 

31 JANEIRO A 4 OUTUBRO

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A apresentação da exposição “Lugares Encantados, Espaços de Património” enquadra-se no trabalho em rede e de promoção de parcerias que o Museu Nacional de Etnologia permanentemente desenvolve, com entidades diversificadas, no âmbito de projetos de caráter científico, educativo, editorial ou artístico.

 

Com este plano de atuação, articula-se a vocação do Museu como lugar de divulgação da produção antropológica contemporânea em Portugal, com natural prioridade para o apoio à materialização de projetos de pesquisa que integrem uma componente expositiva, para além de, sempre que pertinente, poder acolher também projetos expositivos nascidos de outras disciplinas e correspondentes modos de olhar, porém sobre os próprios terrenos documentados pelas coleções e arquivos do Museu.

 

Esta exposição situa-se no primeiro daqueles dois casos e, constituindo o culminar de uma recente pesquisa de terreno desenvolvida no âmbito do projeto HERA HERILIGION A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea, revela-nos, a partir de quatro estudos de caso – Sintra, Fátima, Mértola e a Mouraria –,  outros tantos modos de recurso ao passado e outros tantos processos de ressignificação do património.

 

É precisamente esta qualidade que a exposição nos confirma, a de que o património se constitui como matéria de permanente construção social, que nos permite a ousadia de aqui lembrar um princípio humanista, desde há muito presente em Cartas, Recomendações, Convenções e demais instrumentos orientadores da valorização do património, e que se traduz, afinal, num desejo. O de que o património possa, sempre, constituir-se como espaço para convivência de distintas visões do mundo, como instrumento para conhecimento e entendimento mútuos, e como lugar de superação de diferenças. Que o património possa, enfim, ser de todos em simultâneo.

The presentation of the exhibition “Enchanted Places, Heritage Spaces” is framed within the networking and partnerships that the National Museum of Ethnology constantly fosters with diverse entities, in the context of scientific, educational, editorial or artistic projects.

 

Linked with this plan of the museum action is its vocation to promote the contemporary anthropological studies in Portugal, with a natural priority to the association with research projects that integrate an exhibitive component, other than, whenever relevant, also welcoming exhibitions that result from other disciplines and their particular ways of looking at social realities documented by the collections and archives of the Museum.

 

This exhibition falls within the first case, as it corresponds to the conclusion of a recent fieldwork research, which took place in the framework of project HERA HERILIGION: The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe, and it reveals us, out of four case studies – Sintra, Fátima, Mértola and Mouraria –, as many ways of using the past and as many processes of reassigning meaning to heritage.

 

It is precisely this that the exhibition confirms: heritage constitutes a matter of permanent social construction, that allows us to dare remembering in here a humanist principle, in fact a wishful thinking, present in Charters, Recommendations, Conventions, and other instruments regarding  heritage safeguarding. The wish that that heritage may be always considered as a space for the coexistence of diverse world views, as an instrument for mutual knowledge and understanding, and as a place for overcoming all differences. In short, that heritage can, at last, belong to all, at the same time.

Paulo Ferreira da Costa

Diretor do Museu Nacional de Etnologia

Director, National Museum of Ethnology

Ficha Técnica | Credits

HERILIGION. A patrimonialização da religião e a sacralização do património na Europa Contemporânea. Projeto sediado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e com o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) como instituição participante. Desenvolvido no âmbito de consórcio de cinco países (Dinamarca, Holanda, Polónia, Portugal e Reino Unido) e financiado pelo Joint Reasearch Programme “Usos do Passado” da rede HERA – Humanities in the European Research Area, do qual faz parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

HERILIGION. The heritagization of religion and the sacralization of heritage in contemporary Europe. Project developed by a consortium from five countries (Denmark, Netherlands, Poland, Portugal and United Kingdom) and funded within the framework of the Joint Research Programme ‘Uses of the Past’ of the HERA – Humanities in the European Research Area network, of which the Portuguese Foundation for Science and Technology is a member.

www.heriligion.eu

 

 

Coordenação de projeto (Portugal) |

Project coordination (Portugal)

Clara Saraiva

 

Pesquisa, curadoria | Research and curatorship

Sintra: Clara Saraiva, Francesca di Luca, Giulia Cavallo

Fátima: Anna Fedele, Giulia Cavallo

Mértola: Maria Cardeira da Silva, Jonas Amarante

Mouraria: José Mapril, Teresa Costa

 

Textos | Texts

Sintra: Clara Saraiva

Fátima: Anna Fedele, Giulia Cavallo

Mértola: Maria Cardeira da Silva

Mouraria: José Mapril, Teresa Costa

Exposição | Exhibition

 

Coordenação executiva | Executive coordination

Clara Saraiva, Paulo Ferreira da Costa.

 

Projeto museográfico | Museographic project

R design global - Rafael Marques

 

Execução | Execution

Demetro a metro – construção de ideias, Ld.ª

 

Montagem | Installation

Alexandre Raposo, João André Lopes, Ana Botas.

 

Gestão de coleções | Collections management

Ana Botas

 

Captação e edição vídeo | Video recording & editing

Jonas Amarante.

 

Luminotecnia | Lighting

Alexandre Raposo

 

Transporte | Transport

FeirExpo

 

Seguro | Insurance

Lusitânia, Companhia de Seguros, S.A.

 

Tradução | Translation

José Alberto Saraiva

 

Comunicação | Dissemination

Daniel Meira

 

Serviço Educativo | Educational services

Rosário Severo

 

Cedência de bens culturais | Loan of cultural items

Campo Arqueológico de Mértola

Comunidade Islâmica do Bangladesh

Igreja Paroquial de Santa Maria e S. Miguel (Sintra)

Inês Lobo Arquitectos, Lda.

Museu de Mértola (Núcleo de Arte Islâmica)

Museu Nacional de Arqueologia

Parques de Sintra – Monte da Lua

    Convento dos Capuchos

    Palácio Nacional de Sintra

Cedência de registos fotográficos e fílmicos | Loan of photographic and film records

 

Alexandra Lopes, Andamento - Turismo Aventura, Arquivo de Documentação Fotográfica/ Direção-Geral do Património Cultural, Arquivo do Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, Arquivo do Santuário de Fátima - Núcleo Audiovisual, Arquivo Fotográfico de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa, Arquivo Municipal de Sintra , Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivo RTP, Arquivo SIC, Associação Renovar a Mouraria, Associação Terreiro de Umbanda Pai Oxalá e Mãe Iemanjá (ATUPOMI),  AZIMUTE (Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos – CRIA), Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Arqueológico de Mértola, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P., CEDCRAM- Centro de Centro Educativo, Desportivo, Cultural e Recreativo das Azenhas do Mar (CEDCRAM), CEC- Centro de Estudos Comparatistas, CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Fundação Mário Soares, Gabinete de Estudos Olisiponenses, Heather Kingsbury, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Igreja Paroquial de Santa Maria e S. Miguel (Sintra), José Smith Vargas, Left Hand Rotation- Criaatividade Cósmica, Maria João Martinho, Miguel Boim, Museu de Mértola (Núcleo de Arte Islâmica), Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Etnologia, NAVA (Núcleo de Antropologia Visual e da Arte – CRIA), Pedro Raposo, Peter Cooper, Sistema de Informação para o Património Arquitetónico/Direção Geral do Património Cultural, Templo de Umbanda Mãe Iemanjá, Transmouraria.

 

 

Agradecimentos | Acknowledgements

Abed Mohammed, Adriana Jones, Alagamares, Alexandra Encarnação, Alexandra Lopes, Alexandre Azevedo, Alexandre Gabriel, Alexandrina Reis, Ana Carrapato, Ana Cristina Martins, Ana Isabel Santos, André Melícias, Anisur Rahman, António Lamas, Antónia Lima, António Carvalho, António Nunes Pereira, António Paiva, Appamado Bhikkhu Theravada, Associação da Tradição Druídica Lusitânica, Associação dos Proprietários de Sintra, Associação dos Amigos de Monserrate, Associação para a Defesa do Património de Sintra, Associação Templo de Umbanda Pai Oxalá (ATUPO), Associação Terreiro de Umbanda Pai Oxalá e Mãe Iemanjá (ATUPOMI), Benjamim Pereira, Campo Arqueológico de Mértola, Carla Carvalho, Carla Rosado, Carlos Pedro, Catarina Serpa, Cátia Maciel, Cátia Taveira Martins, Cecília Cameira, Celeste Jesus Lopes, Cláudio Marques, Cláudio Torres, Comunidade Islâmica de Lisboa, Cristina Pais, David Soares, Elvira Fonseca, Embaixada do Bangladesh, Enamul Hoque, Eugénia Rodrigues, Fernando Morais Gomes, Frederico Serôdio, Fernanda Xavier, Gerald Luckhurst, Guida Silva, Guilhermina Bento, Heather Kingsbury, Hermínio Santos, Inês Lobo, Inês Lourenço, Isobel Andrade, Jalid Nieto, Joana Amaral, Joaquim Franco, Joaquim Pinto, João Rodil,  Joaquim Pinto, Joel Marteleira, Jorge Revez, Jornal de Sintra, José Silva,  Júlio Cardoso, Lígia Rafael, Cristina Coito, Mafalda Melo Sousa, Manuel Cavalleri, Manuel Joaquim Gandra, Manuel Marques, Manuel Passinhas Palma, Manuela Torres, Manuela Tuna, Marco Daniel Duarte, Maria Rosário Miranda, Margarida Louro, Margarida Kol, Margarida Ramalho, Margarida Rosário, Maria Emília Madureira, Maria João Martinho, Maria João Seabra, Mariana Camacho, Marta Prista, Miguel Coelho, Miguel Fresco, Moin Uddin Ahmed, Mosteiro Budista Sumedharama, Muhamed Sumon, Nuno Gaspar, Nuno Oliveira, Padre Armindo Reis, Padre Edgar Clara, Padre José Silva, Patricia Freire, Patrícia Soares da Silva, Paula Luckhurst, Pedro Barros, Pedro Calado, Portuguese Bangladesh Friendship Association, Pedro Raposo, Rana Taslim Uddin, Revista Sábado, Ricardo Duarte, Rosinda Pimenta, Rui Matos, Santiago Macias, Santuário de Fátima, Sofia Cruz, Sofia Ferreira, Sónia Vazão, Soraia Barroso, Susana Gomez, Tânia Cruz, Tânia Olim, Teresa Caetano, Templo de Umbanda Mãe Iemanjá, Virgílio Lopes, Virtudes Tellez Delgado, Vítor Adrião, Vítor Bandeira, .

 

O nosso reconhecido agradecimento a todos os colecionadores particulares que cederam objetos para a exposição, assim como a todos os que colaboraram com a equipa de pesquisa no decurso do trabalho de pesquisa. | Our sincere thanks to all the private collectors who have lent objects for the exhibition, as well as to all the people that collaborated with the research team during fieldwork.

OS ESPLENDORES DE MERTOLA

The splendours of Mértola

SINTRA:

ENTRE MISTICISMO E ENCANTAMENTO

Sintra: between mysticism and enchantment

PRAÇA DA MOURARIA, ENTRE A

TRANSFORMAÇÃO E A (IN)VISIBILIDADE

The Moorish square, between

transformation and (in)visibility

FÁTIMA:

ESPAÇO DE MONUMENTALIDADE/

LUGAR DE INTIMIDADE

Fátima:

a monumental site, a place of intimacy

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The Heritagization of Religion and THE Sacralization of Heritage in Contemporary Europe

 

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